segunda-feira, 19 de março de 2012

Cine Boca "quem quer cinema vai à boca"

Cataz de divulgação do Cine Boca / A4, técnica: Zine
O Cine Boca é uma iniciativa cultural idealizada pelo Território do Avesso e se identifica como uma espécie de cinema alternativo por utilizar os espaços públicos urbanos para a exibição gratuita de produções audiovisuais  (longas,  curtas, vídeo documentários, animações...) independentes e fora da lógica mercadológico.

O Cine Boca acontece semanalmente (nas quintas-feiras) e é realizado em parceria do poder público local  e da empresa Procolar (por meio do empréstimo de equipamentos e apoio logístico) e da Associação do Centro Comercial Mercado.

A iniciativa cultural vem acontecendo pontualmente desde o mês de junho de 2011 e já foi realizada em praças, espaços alternativos do centro e bairros de Gov. Valadares e também no 2º Festival de Artes Avalanche em Vitória (ES). 

Atualmente o Cine Boca encontrou no Mercado Municipal um espaço fixo para a realização da atividade devido a característica diversa dos transeuntes que circulam a região do Mercado, devido a cobetura do calçadão que protege a iniciativa nos casos de chuva e pela tentativa de fidelização de um público.

A iniciativa nao se restringe a um mero cinema público, pois propõe a interação de linguagens artísticas e rodas de conversas antes e ao fim de cada exibição. O Cine Boca já contou com a apresentação de cortejos, números teatrais e circenses, exposição de grafite e até mesmo a realização de uma oficina de palhaço (clown).

Cine Boca no Mercado Municipal de Gov. Valadares- 26/04/2012
Cine Boca no 2º Festival de Artes Avalanche, set. de 2011 / Vitória-ES

Intervenção teatral com Edy Cipriano / 2º Festival de Artes Avalanche
Exposição de Grafite no Cine Boca, Pça dos Pioneiros - julho de 2011 / Gov. Valadares

Intervenção teatral no Cine Boca, Pça Getúlio Vargas - out. de 2011/ Gov. Valadares




Nenhum comentário:

Postar um comentário